Kate Weiss - Design e Poesia

Capa

Meu Diário

Textos

Áudios

E-books

Fotos

Perfil

Livros à Venda

Prêmios

Livro de Visitas

Links


Textos


Série - Imag(em)Verso - VII- Poetrix - Pintores famosos - Matisse


Viagens
Kate Weiss

Ao longe coloridas velas,
encantadas viagens
que faço das minhas janelas.


 
Pequena biografia: Henri-Èmile-Benoít Matisse
por Kate Weiss

Seu verdadeiro nome: Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia, em 31 de dezembro de 1869,  em 1891 resolveu mudar-se para Paris aonde estudou na École des Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau. Causou sensação ao incluir-se, com Albert Marquet e André Derain, entre os primeiros fauvistas.
 
    {O Fauvismo (feras selvagens) foi um movimento de curta duração, na passagem do Século 19 para o Século 20 e teve como líder incontestável Henri Matisse, contando também com a participação de outros grandes artistas, entre eles, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braque Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz.}

     Mais tarde, foi muito divulgado e elogiado, tanto é que fundou uma academia freqüentada por alunos do mundo inteiro. Inspirado primeiramente  em  Cézanne, buscou o equilíbrio das cores e das texturas,  mas outras influências, como as de Gauguin, Van Gogh e Signac, levaram-no a tratar a cor como elemento de composição, usando-as mais naturalmente.

     Em 1904-1905, ainda revelava a influência dos pós-impressionistas, mas já demonstrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes, pouco demorou para que assumisse um  estilo próprio.

     Entre os  "fauvistas" , ele foi um dos que exploraram muito o sensualismo das cores fortes, e o ritmo das curvas, que ele  sempre admirou muito como também a dança. Mais tarde desistiu do fauvisvo e retornou ao abstrato, e à esquematização de figuras.  - Foi também escultor e ilustrador - Em 1944, como desenhista, ilustrou as Fleurs du mal [Flores do mal], de Baudelaire, e, como litógrafo, as Lettres portugaises [1946; Cartas portuguesas], atribuídas a soror Mariana Alcoforado, e Les Amours, de Pierre Ronsard.

  Henri Matisse morreu em Nice, França, em 3 de novembro de 1954.

[ A arte do pintor francês Matisse baseou-se durante muito tempo num método que, ele próprio, dizia que consiste em abordar  separadamente cada elemento da obra. Desenho, cor, composição, e em juntá-los (sintetizando como a um poetrix que fazemos hoje em dia.) "sem que a eloqüência de um deles seja diminuída pela presença ou não dos outros". ]

Sobre Matisse disse certa vez Picasso (que era considerado seu rival) :  - Jamais alguém olhou tão bem para a pintura de Matisse, como eu; e ninguém olhou para a minha pintura melhor do que ele -

***

Kate Weiss
Enviado por Kate Weiss em 09/06/2008
Alterado em 14/06/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Site do Escritor criado por Recanto das Letras